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Guia de um cavalheiro para respiração

A respiração é o controle remoto da mente e do corpo porque é a única função autônoma que podemos mudar voluntariamente. O que isto significa? Historicamente, acreditava-se que a respiração era algo que nos acontecia automaticamente, sem qualquer intervenção manual. Exercícios antigos e Ciência moderna nos mostraram que podemos controlar conscientemente nossa própria respiração para afetar processos mentais e físicos, como nosso coração, sistema nervoso, níveis de estresse, sono, digestão, emoções e muito mais.

Como resultado, os exercícios respiratórios são um hábito simples que ganhou força com o mainstream, desde Navy SEALS até atletas olímpicos, profissionais de negócios e mães. Apoiada por evidências das principais universidades como Stanford e Yale, a respiração está emergindo como uma das ferramentas mais poderosas que temos para mudar a forma como pensamos, sentimos, atuamos e nos recuperamos.

O que é “respiração”?

A respiração é a prática de adaptar seus próprios padrões de respiração para induzir o estado mental, emocional e físico que você precisa no momento. É assim que os exercícios de respiração funcionam rapidamente, em 30 segundos você pode sentir as engrenagens mudando em sua mente e corpo. Recomendamos uma prática diária para maximizar os benefícios de longo prazo, mas leva apenas um breve momento para fornecer suporte exatamente onde você está.

Você pode encontrar uma biblioteca inteira de exercícios de respiração e aulas em o aplicativo Breathwrk para apoiá-lo quando e como você precisar, desde adormecer até reduzir a ansiedade, aumentar o desempenho, elevar os níveis de energia e o foco ou até mesmo se divertir.

Qual é a melhor maneira de começar?

A melhor hora para começar é agora, diminuindo sua taxa de respiração e respirando pelo nariz. Ativar esses dois hábitos por si só trará benefícios inesperados em sua vida diária.

Respirar pelo nariz umidifica e aquece o ar, aumenta o fluxo sanguíneo para os pulmões e melhora a oxigenação geral. A respiração lenta e profunda equilibrará o sistema nervoso, diminuirá a pressão arterial e reduzirá o estresse. Aqui estão três exercícios que você pode fazer agora:

Exercício nº 1: 'Equilíbrio'

Inspire pelo nariz contando até cinco e expire pelo nariz contando até cinco. Continue esta prática por 30 segundos a um minuto.

Ao respirar, traga sua atenção para a base das costelas e sinta-as se expandirem horizontalmente ao inspirar, isso ajudará a envolver a base dos pulmões e o principal músculo respiratório, o diafragma. Depois de concluir, escaneie seu corpo e mente para registrar sua própria resposta a esse padrão de respiração.

Exercício nº 2: ‘Calma’

Em seguida, podemos brincar com o comprimento da expiração. À medida que inspiramos, nossa frequência cardíaca aumenta e, conforme expiramos, nossa frequência cardíaca diminui e, portanto, alongar a expiração é uma maneira fácil de relaxar nosso corpo enviando sinais de segurança e descanso.

Podemos usar a respiração 'Calma' do Breathwrk para praticar inspirando pelo nariz por quatro segundos e expirando por seis segundos. Essa expiração enfatizada estimula um nervo longo que vai da base da cabeça até as pernas, chamado nervo vago, que por sua vez aciona a resposta natural de relaxamento do corpo, levando o corpo e a mente a um estado de equilíbrio.

Exercício nº 3: 'Suspiro'

Uma das maneiras mais rápidas de relaxar o corpo rapidamente, seja antes de um grande arremesso, jogo ou em estado de ansiedade, é suspirar. Você pode experimentá-lo agora e quando você mais precisar, mas uma inspiração pelo nariz e expirar com um suspiro audível é o #breathhack que deixaremos com você.

Confira o aplicativo Breathwrk para simular o treinamento em alta altitude, aumentar sua resistência, melhorar seu sono, trazer a concentração para o foco do lazer e, claro, acalmar-se. Saiba mais aqui.