TTverde


O fundador do Couch to 5K revela seus segredos de corrida

Josh Clark nunca gostou de correr. Na verdade, isso é um eufemismo.

“Oh meu Deus”, o Sofá para 5K fundador me disse remotamente de Nova York, “antes de tudo isso começar, eu odiava correr. Tanto. Como com um calor incandescente. Meus pulmões queimavam e minhas pernas gritavam. Foi uma tortura cruel e sem fim…”

São palavras grandes e surpreendentes do homem que desenvolveu um dos programas de exercícios mais populares da história do mundo fitness. Mas a história de Clark é animadora. Ele não é um super-humano, que vive para a academia e não tem interesses além de sua própria massa muscular. Ele é uma pessoa normal, que fez de sua missão ajudar outras pessoas normais.

“Um rompimento ruim no início dos anos 1990 me fez correr”, revela. “Foi punitivo e doloroso e, para ser honesto, talvez fosse esse o ponto. Mas então algo louco aconteceu: começou a se sentir bem. Em algum momento, o desconforto terrível e chato deu lugar ao prazer real – fisicamente, mentalmente e até espiritualmente.”

Clark pegou “o zelo dos convertidos”, como ele diz. E, querendo compartilhar sua descoberta com outros corredores céticos, ele se sentou e escreveu um cronograma de nove semanas para colocar sua mãe na corrida. “Ela foi a primeira corredora de C25K”, diz Clark, acrescentando que lançou um site para corredores chamado Chute! não muito tempo depois, em 1996. Aqui, ele publicou sua programação C25K pela primeira vez e, na virada do milênio, milhares de pessoas haviam completado o programa.

“É um programa muito portátil e compartilhável”, diz Clark, “e a chegada das mídias sociais – especialmente o Facebook – potencializou esse efeito. Cresceu junto com a web. Como muitos conteúdos online iniciais, ele encontrou seu caminho em formas mais recentes: podcasts , aplicativos, software de desktop e até comunidades offline.”

Clark, que agora trabalha como designer de UX e líder de design em seu estúdio de design pioneiro em Nova York, Grande Médio , vendido Chute! em 2001. O administrador oficial do C25K hoje em dia é o gigante do fitness online active.com — bem como o aplicativo criado pela Zen Labs. Mas Clark está confiante de que milhões de pessoas concluíram o programa até este ponto – com um grande aumento apenas nas últimas semanas.

“Eu simplesmente criei o conteúdo”, diz Clark, “A programação em si. Outros criaram sites, aplicativos, podcasts e outros veículos para trazê-lo para a vida das pessoas. Tem sido incrível ver. É até endossado pelo NHS, que criou podcasts e aplicativos de acordo com a programação original.”

O que nos leva ao recente aumento de popularidade do C25K. Durante o estado atual de bloqueio auto-isolado, nossos treinos uma vez por dia estão mantendo muitos de nós. E, se você não percebeu, o Twitter, a App Store e até mesmo as ruas do lado de fora da sua porta estão elogiando a agenda de quase 25 anos de Clark. Então, que dicas o fundador do C25K tem para os aspirantes a corredores neste admirável mundo novo e fechado?

Veja a corrida como uma paixão, não como um castigo

“Muitas pessoas iniciam rotinas de exercícios como C25K porque estão descontentes com algo sobre si mesmas”, começa Clark. “Achamos que pesamos demais, nos sentimos doentes, deprimidos, estressados. Sob essa luz, correr é a solução tímida para “consertar” algo. É uma penitência, e esse é um lugar difícil de encontrar entusiasmo.”

Em vez disso, acrescenta Clark, você deve começar de novo. Não fique pensando naquelas resoluções de Ano Novo que você sempre quebra, ou na última vez que você começou a correr e teve dores nas canelas. E, o mais importante, não pense em condicionamento físico como uma punição – especialmente quando atualmente é uma das únicas vezes em que podemos sair.

“Repetidas vezes, as pessoas mudam dessa mentalidade de penitência para uma mentalidade de celebração ao longo das nove semanas do C25K. Em algum lugar ao longo da linha, um interruptor vira e as pessoas se veem correndo não para “consertar algo quebrado”, mas simplesmente para experimentar as sensações e os benefícios do movimento. A atividade vale a pena por si só, e as recompensas da saúde física e mental seguem como efeitos colaterais felizes.”

Seja gentil consigo mesmo – e use distrações

“Procure melhorias lentas e incrementais”, aconselha Clark. “Vá mais devagar do que acha que deveria e faça menos do que acha que deveria. Seja paciente. Muitas vezes, os novos corredores começam, bem, realmente correndo. Eles vão muito rápido, muito longe, por muito tempo. Dor e exaustão seguem.”

Em vez disso, acrescenta Clark, a primeira semana do C25K só pede que você corra por um minuto de cada vez – uma vitória alcançável para a maioria de nós. Os desafios aumentam gradualmente, mas você logo perceberá que é mais do que capaz. “E traga seus fones de ouvido”, diz Clark. “Ouça música ou um podcast ou um audiolivro. Não há problema em se distrair se isso for necessário para superar a corcunda.”

“Você provavelmente sentirá alguma dor – mas tudo bem. Alguns alongamentos leves antes e depois da corrida ajudarão a aliviar isso, e não há problema em continuar, mesmo que suas pernas estejam doloridas. Ouça seu corpo, no entanto, se a dor for muito desagradável para continuar, não o faça! Se o seu corpo pedir descanso, dê o descanso de que precisa e espere um ou dois dias antes de voltar à sua rotina.”

Tente não se comparar com outros corredores

“Sou corredor há 25 anos e até me descreveria como um corredor sério”, diz Clark. “Mas, todos os dias, sou ultrapassado por corredores mais rápidos de todas as formas e tamanhos – muito mais jovens ou mais velhos, muito mais redondos ou mais magros. Na maioria das coisas na vida, não é muito útil se comparar com as realizações dos outros, e isso definitivamente vale para a corrida também. Poucos de nós vão ganhar uma corrida.”

Em vez disso, Clark diz que achou útil pensar em suas próprias realizações e progresso. “E isso vale o dobro para novos corredores”, acrescenta. “O C25K não é organizado para correr uma certa distância ou uma certa velocidade. Ele apenas pede para você sair e correr por alguns minutos por dia – e esses minutos crescem gradualmente ao longo de nove semanas.

“Então não se preocupe com o quão rápido ou quão longe você vai. Apenas se acostume a se mover por um período de tempo cada vez mais longo. Depois de ter essa base, comece a explorar os prazeres da velocidade e da distância – e aproveite seu próprio progresso nessas frentes sem se preocupar muito com o corredor ao seu lado – ou à sua frente.”

O ‘runner’s high’ é ótimo, mas nem sempre espere isso

“A alta do corredor verdadeiramente eufórico é rara”, admite Clark, “Para mim, geralmente acontece apenas no meio de uma corrida. É uma sensação que eu poderia continuar fazendo isso para sempre. É atingir um passo que parece que estou empurrando, mas também dentro da minha capacidade. Muitas vezes eu saio da zona e esqueço que estou correndo. Às vezes, essa é uma experiência muito meditativa, interior e calma. Outras vezes, é muito criativo – me pego resolvendo problemas ou tendo faíscas de ideias. Há um brilho e uma confiança que vai além do físico. É bem notável.

“Mas na maioria das vezes”, ele continua, “quer saber? É apenas uma corrida. Ainda há a satisfação do treino, o prazer de circular pela minha cidade, mas não há uma experiência existencial inebriante. Todo mundo é diferente, mas para mim é uma surpresa rara e adorável quando os corredores batem alto.”

Agora é o momento perfeito para começar

“Sinto-me muito grata por meu autocuidado, alívio do estresse e exercícios preferidos serem uma das atividades explicitamente permitidas e incentivadas nesses tempos estranhos”, diz Clark. “Com algumas precauções de bom senso, correr sozinho não é apenas seguro agora, é um grande benefício. Exercício e ar fresco são ambos contribuintes bem-vindos para o alívio do estresse, a calma e a saúde mental”.

Sair para uma corrida, explica Clark, limpará sua cabeça ao mesmo tempo em que estimula seu coração – e ambas as coisas são importantes para aliviar a febre da quarentena. Vai até ajudar a impulsionar o seu sistema imunológico.

“Está claro que muitos recém-chegados estão se voltando para a corrida agora para limpar a cabeça e esticar as pernas rígidas. É ótimo ver, e tenho um palpite de que muitos deles têm C25K tocando em seus ouvidos. É seguro dizer que nunca pensei que o C25K desempenharia um papel pessoal importante em uma pandemia global. Se há um lado positivo em tudo isso, talvez seja porque está criando uma oportunidade para muitas pessoas descobrirem que, afinal, são realmente corredores. Talvez devêssemos criar uma edição Corona para 5K…”

Quer fortalecer seu sistema imunológico? Perguntamos a um especialista como manter a saúde durante esses tempos difíceis…

Junte-se ao Clube do Diário do Cavalheiro aqui .